A capacitação do indivíduo em sua função escolhida concerne com a obrigação da tutela exercida pelo capacitante, sendo O segundo necessitado, em lócus prático, no exercício de sua função, de meios e estruturas capazes de juntamente com sua ciência procedimentarem esta capacitação de forma aos objetivos de seus executantes serem satisfeitos.
Na medida em que tentamos justificar, ou melhor, mostrar o caminho dos pés e das mãos (“Tae” = pé – “Kwon” = Mãos – “Do” = espirito/caminho) no que tange a prática preparatória para competição da Modalidade Esportiva Taekwondo, gostaríamos de apontar dois rumos para o nosso diálogo.
No primeiro, apontar o nosso entendimento do esporte de competição como um meio onde iremos introduzir e instruir o indivíduo no meio social esportivo como forma deste vivenciá-lo, conhecê-lo e transformá-lo. A simples participação em eventos, treinos não capacita ninguém exercer o seu papel social no esporte, a formação global de um atleta abrange a sua competência holística acerca do que está formando e sendo formado, para assim ser capaz de agir e interagir em diversas e diferentes situações.
Em nosso segundo apontamento, entendemos que devemos capacitar em cunho físico/técnico/tático/psicológico o atleta de forma a satisfazer os seus anseios performáticos que o levaram a buscar a modalidade em questão. Isto quer dizer que a organização do trabalho dos envolvidos, juntamente com a estratégia de aplicação dos recursos físicos e materiais devem dar conta do planejamento global e dos objetivos antepostos nas premissas do trabalho. Isto recorre a entendermos que a qualificação de um atleta deve estar pautado em um planejamento sistemático e metodologicamente aplicado à modalidade e competições previamente escolhidas como sendo prioridades pelo grupo de atletas e comissão técnica e possuir condições física/materiais/econômicas para tanto.
Em suma, todos que escolhem treinar uma modalidade esportiva o fizeram com o fim de realizarem algo, seja, serem atletas profissionais ou vivenciarem diferentes sentimentos ou emoções ou se prepararem fisicamente ou, ainda, apenas o prazer pelo esporte, contudo, todos esperam melhorarem a sua atual condição, superarem o seu estado atual, transformarem ao ponto de estar mais perto daquilo que sonham para si. Logo o profissional ou profissionais que se colocam em frente a esse jovens, crianças ou anciãos, sejam eles homens ou mulheres, devem ter em seus objetivos auxiliarem a estes encontrarem o seu “caminho” e, para nós, este caminho passa “TAE” – “KWON”
Por isso houve o desejo de criar o PROJETO SWAT
Special Winner Action Team (Time de Ação Vencedora Especial)
Criado em 09 de Setembro de 2001, em Balneário Camboriú/SC
Pelo Grão Mestre Clóvis Ribeiro
Com intuito de atender crianças e adolescentes e assim dando suporte as suas famílias em sua educação através do TAEKWONDO JTF.